top of page

Dependência de Drogas

    Tratar os transtornos relacionados ao uso nocivo e à dependência de substâncias psicoativas é um dos grandes desafios de nossa época.

    Entender a complexidade da questão, que envolve o indivíduo, a família, a assistência social, a educação, a segurança pública, a saúde como um todo, entre tantas outras áreas; demonstra a problemática do assunto.

    Na área de saúde mental, somente unindo forças com outros profissionais é que tornamos possíveis mudanças de atitudes de nossos pacientes.

   

    De tudo que é dito deste assunto, entendo que há um indivíduo que muitas vezes sofre e/ou faz sofrer; entendo a existência de motivos para o início do uso, para seu agravamento e para sua manutenção; e espero que trabalhar tais fatores possibilite o resgate, a reabilitação do indivíduo à sociedade.

    Entendo a dependência à drogas, inclusive ao álcool, como uma doença no sistema de motivação do indivíduo; uma alteração em sua capacidade de diversificar o repertório natural de ações que nos torna flexíveis e adaptáveis ao meio; mas fundamentalmente, uma alteração em sua capacidade de julgar o que é relevante para sua vida.

bottom of page