Medicina do Sono

É a área da medicina responsável pelo estudo e tratamento dos transtornos relacionados ao sono.

Entre estes transtornos, figuram entidades conhecidas como a Apnéia do Sono e as Insônias; além de outros tantos transtornos menos conhecidos, como as narcolepsias.

Para a psiquiatria, o estudo do sono é essencial. A maioria dos transtornos psiquiátricos cursam com alteração do sono, ou são agravados pela falta dele. Em diversos momentos é difícil dizer onde começa um transtorno do sono ou quais sintomas são psiquiátricos, tamanha a intersecção das entidades.

Para o correto diagnóstico, às vezes é necessário exames de complexa intepretação como a polissonografia e o teste de múltiplas latências do sono.

Narcolepsia e Cataplexia

A narcolepsia ocorre quando não há uma boa consolidação do sono noturno. Assim, o paciente passa a apresentar sintomas de uma privação intensa e crônica do sono, apresentando capacidade de adormecer praticamente em qualquer situação e com pouco controle sobre o momento em que adormece.

A cataplexia é uma perda do tônus muscular, geralmente com queda, que pode ocorrer em pacientes com narcolepsia e se relaciona com a ocorrência em vigília de mecanismos de inibição de movimento durante os sonhos.

Transtornos do ritmo circadiano

Fácil de entender quando viajamos a leste ou oeste por mais de 3 fusos. Um dos transtornos do ritmo é a dificuldade de adaptação à diferenças no horário durante o passeio ou depois, no retorno para casa.

E o que dizer daquelas pessoas que dormem bem, mas em horário inoportuno? Com dificuldade para uma vida social noturna ou com dificuldade para dormir cedo suficiente para acordar disposto no horário de ir trabalhar.

Insônia

Pode ser um transtorno por si só ou ser secundário à um outro problema médico. Pode ser causada por maus hábitos noturnos ou por uso excessivo de estimulantes durante o dia. Pode ser precipitada pela preocupação, mesmo a de conseguir dormir em horário oportuno. Pode ser crônica ou de início recente. Pode se relacionar com dorgas ou com medicações.

Pode ocorrer no início da noite, na manutenção do sono ou no final do período. Pode se relacionar a distúrbios neuroendócrinos ou ser uma interpretação do paciente para um sono até razoável.

Algo com tantas miríades precisa de um diagnóstico meticuloso, para um tratamento adequado e livre de iatrogenia.

Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono

Sonolência diurna excessiva. Dificuldade de atenção e concentração. Roncos noturnos...

Esses e outros sintomas podem ou não estar presentes nesta síndrome que sabidamente aumenta o risco cardiovascular e se relaciona com a necessidade do cérebro em realizar micro-interrupções no sono para voltar a respirar adequadamente quando de uma obstrução respiratória intermitente.