top of page

Dr Leonardo Fazzio Marchetti

    A psiquiatria é um ramo especial da medicina. Permite e necessita de um relacionamento verdadeiro com o paciente, um olhar para além da entidade nosológica que o aflige.

    Apresenta uma complexidade ímpar, com necessidade de categorias ou dimensões diagnósticas, mas com um objeto de estudo ao mesmo tempo tão singular e tão social.

    Busca, pelo método científico, amenizar o sofrimento alheio, com a humildade de carregar as marcas de sua própria história.

    Desafia o indivíduo a se adaptar, ao mesmo tempo que intenta contra as intempéries oriundas da necessidade de mudança.

    A psiquiatria pode reduzir nosso sofrimento, se vencermos o medo de tentar.

Psicoterapia

 

    Atender um paciente em psicoterapia é quase como ter um companheiro de viagem; permite um tipo singular de implicação e compreensão; uma visão longitudinal. 

 

    Através da psicoterapia muitas das questões que nos trazem sofrimento podem ser repensadas, preocupações ganham nova perspectiva, o amadurecimento emocional acontece; permitindo, em alguns casos, redução ou interrupção da terapia medicamentosa. 

Psicofarmacologia

 

    A medicação psiquiatrica carrega em seus ombros parte do estigma dos manicômios e hospícios, enquanto luta por uma psiquiatria sem muros; se implicando em grande parte dos avanços que ajudaram na construção de tratamentos mais humanos, que não segregam, nem afastam o paciente do seio familiar e social.

    Muitas vezes é coadjuvante, outras tantas protagonista de nossa tentativa diária de aliviar o sofrimento humano.

Transdisciplinaridade

 

    Muitas vezes o diagnóstico correto é o que permite o melhor tratamento. Pensando nisso, houve a necessidade de tecer relacionamentos com diversos profissionais da área de saúde mental e medicina geral, para que o paciente seja visto de forma holística em suas necessidades, em um mundo real.

    Fisioterapêutas, psicólogos, terapêutas ocupacionais, nutricionistas, neurologistas, geriatras, médicos do trabalho, clínicos gerais, infectologistas, ginecologistas...; possibilitando a dialética pelo bem estar do paciente

bottom of page